segunda-feira, 2 de junho de 2014

Casa ou apartamento?


Analise os benefícios de cada tipo de imóvel e tome a melhor decisão

Atualmente, está muito mais fácil para o brasileiro adquirir um imóvel, afinal, temos vários recursos facilitadores como o financiamento e o consórcio imobiliário.  Mas, na hora de transformar o sonho em realidade, muitos ficam na dúvida: escolher uma casa ou um apartamento?  

Um imóvel deve atender as necessidades de quem o procura, seja ele novo ou usado. Por isso, para esse tipo de escolha a análise deve ser cautelosa, pensando no custo benefício que cada tipo de imóvel oferece.

Para quem procura praticidade e um pouco mais de segurança, optar por um apartamento é uma boa escolha, principalmente os modelos mais compactos, que são mais fáceis de limpar. Dependendo do prédio, basta pegar o elevador para ter acesso à academia, piscina, quadra poli esportiva entre outras opções de lazer. O apartamento também dispensa a manutenção que uma casa exige como: reparos no telhado em decorrência de chuvas, calhas entupidas ou pintura da fachada.

O apartamento é mais indicado para um perfil de morador que viaja bastante, tem pouco tempo para se preocupar com manutenções residenciais e que necessita de um local seguro para morar pelo motivo da ausência contínua no imóvel. Porém, não podemos deixar de citar que o proprietário de um apartamento vai arcar com uma dívida eterna: o condomínio. Existem condomínios que ficam mais caros do que o próprio aluguel do imóvel.

Já a casa é indicada para quem tem uma família grande, possui animais de estimação, gosta de lidar com plantas em seu jardim e de reunir a família para um churrasco na beira da piscina, sem ter que reservar o espaço antes. Neste caso, a casa sem dúvida é o ideal.

Porém, temos que nos lembrar de um item fundamental nos dias de hoje: a segurança! Infelizmente, viver em uma casa fora de condomínio fechado requer alguns cuidados. É necessário contratar uma empresa para zelar pelo bem do seu imóvel e de sua família e isso gera custo. Além da segurança temos que lembrar que existe a manutenção da casa, como: pinturas, reparos no telhado, conservação do jardim, cuidados com a piscina entre outros custos. Como podemos ver, a casa oferece mais liberdade que o apartamento, mas, caso você queira juntar liberdade e segurança, a saída é adquirir uma casa em um condomínio fechado. Contudo, neste caso, além de pagar um valor mais elevado no imóvel, você vai arcar com o condomínio mensal.

O melhor a se fazer antes de comprar uma casa ou apartamento é analisar com calma a sua situação para não comprometer a renda familiar na compra de um imóvel e pensar no bem-estar e segurança da sua família. Pense no que é prioridade para você e as pessoas que amam e tome a melhor decisão.

Fonte: Por Tiago Albuquerque, Canal do Imóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário